República do Balacobaco

      No Brasil, tudo vira carnaval. A bateria dita o ritmo, a orquestra toca e a multidão sai pulando, dançando e festejando, mas sem saber bem o que se comemora.      Semana passada o oficial Marcos Pontes foi para o espaço. Ainda não sabemos bem o que ele foi fazer lá, mas comemoramos como um título de Copa do Mundo, como se finalmente tivéssemos assumido nosso posto de potência mundial.

Fotomontagem: Arnaldo Marques/PC
astronautabrasileiro.jpg

      Para sua estadia de uma semana na estação espacial, o oficial levou, entre outras coisas, bola verde e amarela, camisa da seleção brasileira, selos comemorativos dos Correios, moedas cunhadas especialmente para a ocasião pelo Banco Central. Mas como tudo aqui é carnaval, não podia faltar a fantasia. Isso ele também não esqueceu. Levou uma vistosa réplica do chapéu de Santos Dumont. Ficou até bem parecido, só faltou o bigode postiço.

      Levamos um brasileiro ao espaço para aparecer na TV, dar tchauzinho, distribuir sorrisos e, claro, conversar com o presidente. Mas tudo isso não poderia ter sido feito daqui mesmo?

      Enquanto nosso folião dançava seu frevo flutuante, por aqui, outras danças viram a lei da gravidade funcionar direitinho. A deputada petista Ângela Guadagnin foi comemorar a absolvição de mais um mensaleiro e caiu. Foi afastada pelo presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar. A acusação: quebra de decoro parlamentar.

      Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: qual o motivo do afastamento? A dança ou o motivo da dança? Se foi a dança, tudo bem, era só acrescentar mais uma verba de gabinete para a deputada ter aulas e fazer bonito da próxima vez. Talvez fosse até um uso um pouco mais útil do dinheiro público. Afinal de contas, se vai dançar, pelo menos que dance direito para a gente assistir.

      Agora, se a justificativa para o afastamento da deputada foi o motivo da dança, então essa coreografia não foi solo, nem um pas de deux, foi um bloco de frevo. Quantos dançaram no mesmo ritmo e pelos mesmos motivos? Só não foi na frente das câmeras. Por isso acho que a punição da deputada foi mesmo por dançar mal ou então foi mais uma fantasia, das milhares que enfeitam o carnaval do Brasil.

      Outro dia, em mais uma expressão tipicamente carnavalesca, jogaram para o alto o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR). Só faltou o confete e a serpentina. A comemoração foi pela aprovação do relatório, que se enrola nas palavras para manter a dúvida: o presidente sabia ou não? E nesse enredo, um outro relatório paralelo do bloco do PT tentou entrar de penetra na festa, mas não conseguiu. E, como em todo carnaval que se preze, os ânimos se alteraram. Quase que saía tapa.

      Há quem diga que por trás de uma fantasia, a pessoa acaba revelando sua verdadeira personalidade. E parece que isso é verdade mesmo. Pelo menos é o que tem acontecido com os que mentem descaradamente diante das provas e com os que colocam uma máscara de bom moço e, diante das câmeras, se fantasiam de defensores da honestidade e do decoro. No final, são todos foliões do mesmo bloco.

      Enquanto isso, o Rei Momo, bem mais magro, assiste as escolas de samba e os blocos passarem na avenida e se prepara para as novas evoluções eleitorais do país do futebol. No drible das palavras, eles fingem que dizem alguma coisa e nós fazemos cara de intelectuais e fingimos que entendemos.

      E por falar em futebol, é ano de Copa do Mundo. Torcendo pelo Hexa do Brasil, teremos um ano ainda mais carnavalesco. Afinal, futebol e carnaval têm tudo a ver.

                                                                                                                    Alexandre Santos 
*artigo publicado no dia 11/04/2006, na editoria de Política do site Portal Católico (www.portalcatolico.org.br) 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: