O Voo da Gaivota

ovoodagaivota

Capa do CD "O Voo da Gaivota"

                           

Poesia em estado puro, música em ebulição, saindo pelos poros, revelando sentimentos, reverenciando a beleza, a natureza, o amor. Descortinando a vida, num entrelaçar de acordes, melodias e emoções. Esse é O Voo da Gaivota, primeiro CD sinfônico do compositor Flavio Romano Scognamiglio, terceiro da carreira, lançado pelo selo Gaivota Music.

O concerto de lançamento acontece no dia 28/05/2009, no SESC Santana, em São Paulo (SP). Além de marcar o lançamento do disco, o evento abre a turnê “O Voo da Gaivota”, que deve percorrer diversas cidades do Brasil.

Com 12 faixas, o álbum sobrevoa a vida com um repertório que faz alusão a diversos aspectos do cotidiano. O disco reúne algumas canções dos dois primeiros trabalhos do compositor, mas com esta nova leitura. É o caso de Pequenos Gestos de Amor, Sinfonia Nordestina, A Mio Figlio, Introspecção, Praça das Flores, entre outras. Três músicas inéditas completam o repertório: Flora, Verão 2000 e O Voo da Gaivota, faixa tema do CD.

O álbum tem como destaques as faixas Poema do Agradecimento, que em 2006 foi interpretada pela orquestra Camerata Vitta e aplaudida de pé por mais de 1.200 pessoas, no Museu da Casa Brasileira, e A Grande Viagem, tema do primeiro concerto do compositor, que surpreendeu o público que lotou o Espaço Promon, em novembro do mesmo ano.

O disco conta com as participações especiais da mezzo-soprano Mere Oliveira, nas faixas Introspecção e Momentos Preciosos, do violonista Ronaldo Dias Azeredo, em Noites de Sevilha, e do Pianista Marcelo Elias, em Pequenos Gestos de Amor e Momentos Preciosos. Já o compositor Flavio Romano Scognamiglio apresenta toda a sua sensibilidade, nas faixas Flora e A Grande Viagem.

Gravado nos estúdios da Paulus, em São Paulo, O Voo da Gaivota traz arranjos primorosos do maestro Rodrigo Vitta, reconhecido pelo seu trabalho no desenvolvimento profissional de jovens músicos. O álbum celebra o “casamento” entre um experiente e excepcional maestro e um promissor e talentosíssimo compositor. Segundo Rodrigo Vitta, Flavio Romano Scognamiglio é um poeta sinfônico, do tipo que não se vê há muito tempo e que vai surpreender o público. “Sua música é pura poesia, declamada pelos instrumentos de uma orquestra. Não se faz mais música assim! Música Sinfônica com caráter de poesia instrumental romântica. Flavio, com este CD, certamente fará história e entrará para o hall dos grandes compositores brasileiros”, afirma o maestro.

O encontro entre os dois músicos aconteceu em 2005, quando o maestro Rodrigo Vitta foi apresentado às composições de Flavio Romano Scognamiglio e ficou sabendo do sonho do compositor em ter suas obras interpretadas por uma orquestra. Ao ouvir as melodias de Flavio, a identificação e a admiração pela obra do músico foram instantâneas: “Assim que escutei, imediatamente minha cabeça começou a trabalhar e a ter diversas ideias de como poderiam ser os arranjos”, relembra Vitta.

Após um jantar e longas horas de conversa sobre estilos musicais, arranjos, interpretações, Flavio apresentou algumas de suas canções ao piano e os dois começaram a trançar uma grande parceria, consolidada em 2006, com a interpretação da música Poema do Agradecimento pela Camerata Vitta, sob regência de Rodrigo Vitta, e com a realização do concerto A Grande Viagem. Em 2008, os dois repetiram o sucesso, dessa vez com o concerto Momentos Preciosos in Concert, interpretado pela Orquestra Filarmônica Metropolitana.

O álbum O Voo da Gaivota já está disponível nas melhores lojas de CDs do Brasil e também pode ser encontrado no site www.flavioromano.com.  Ouça e surpreenda-se!

 

 

O Poeta Sinfônico

 

Paulistano, pai de três filhos, Flavio Romano Scognamiglio começou a se interessar pela música ainda criança. Depois dos primeiros estudos musicais, acabou cursando as Faculdades de Direito e de Ciências Econômicas.

O primeiro CD, intitulado O Poema do Agradecimento, foi lançado em 2004 e traz composições próprias, com belos arranjos do maestro Marcelo Elias, que vão da Bossa-Nova ao Pop. No segundo trabalho, o álbum Momentos Preciosos, o compositor segue a mesma linha, misturando o popular e o erudito, conferindo à sua obra sensibilidade e requinte. Músicas que podem ser apreciadas por qualquer pessoa… Em qualquer lugar do mundo!

Ao longo de sua carreira, Flavio Romano Scognamiglio recebeu orientações de grandes professores, como Hilton Jorge (Gogô), Marcelo Elias e o maestro Rodrigo Vitta, que foram fundamentais na trajetória do músico, captando com precisão o nível de sensibilidade que o compositor desejava imprimir em cada uma de suas obras.

Uma das grandes características da musicalidade de Scognamiglio é a contraposição de ritmos e instrumentos aparentemente contrastantes, como violas e sanfonas, soando em primeiro plano, harmonizando-se com um naipe de violinos ao fundo. O resultado final é um efeito original e interessante, que surpreende e encanta o público.

 

 O Maestro

 

Idealizador da orquestra Camerata Vitta e do projeto “Série Concertante”, realizado em vários teatros de São Paulo, Rodrigo Vitta é conhecido por associar o desenvolvimento profissional de jovens músicos à divulgação de repertórios nos estilos barroco, clássico e romântico de compositores nacionais e internacionais dos séculos 19 e 20.

O maestro tem em seu currículo concertos à frente da Orquestra de Sopros Brasileira e da Filarmônica de Montevidéu, entre outras, e a interpretação de obras de alguns dos maiores compositores de todos os tempos, como Amaral Vieira, Bach, J. Haydn, Mozart, Telemann, John Leavitt, Vivaldi, Béla Bártok, Villa-Lobos, Dinos Constantinides, Alberto Nepomuceno, Paul Hindemich, J. Brahms e Tchaikovsky. Também realizou concertos em que misturou Música Popular Brasileira (MPB) e música erudita, interpretando obras de Chico Buarque, Gilberto Gil, Djavan, Caetano Veloso, Tom Jobim, Milton Nascimento, Ivan Lins, Chico César, Lenine, Adoniran Barbosa e Roberto Carlos.

Vitta também é responsável pela direção musical dos espetáculos de dança Ágape, com músicas de Tchaikovsky, e Quarteto para o Fim dos Tempos (Oliver Messian). Além disso, foi responsável pelos arranjos de orquestra em CDs de grandes nomes da MPB, como Fábio Jr, Chitãozinho e Xororó, Sandy & Júnior, Moraes Moreira, entre outros. Compôs trilhas sonoras para Teatro e Cinema e foi premiado em diversos concursos de composição.

Mestre em Semiótica pela PUC e Bacharel em Composição pela (FAAM), Rodrigo Vitta é professor de Técnica de Composição e Canto Coral Masculino da Uni FIAM/FAAM.

 

 

Alexandre Santos

*trabalho para Débora de Barros (DB Music)

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

2 Respostas to “O Voo da Gaivota”

  1. taciana Says:

    Eita que esse xande é demais hein.Parabéns pelo seu trabalho querido e que Deus continue te abençoando.

  2. giovanna Says:

    O Cd e’ lindo mesmo pena que seja dificil encontrar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: